Qualidade de Software

Conjunto de características a serem satisfeitas em um determinado grau, de modo que o software satisfaça às necessidades de seus usuários.

 

A QS assim como as outras está ligada diretamente as opiniões das pessoas, que neste caso, são representadas pelos clientes, usuários e envolvidos com o projeto de software. Possuindo as seguintes características:
• QS está fortemente relacionada à conformidade com os requisitos;
• Ela caracteriza o grau de satisfação do cliente;
• Não é responsabilidade de apenas uma área da empresa, e sim de todos;
• Deve está presente desde o planejamento do software.

Atualmente, QS vem ganhando um grande foco nas empresas de TI, pois percebeu-se que a Qualidade de Software não é um gasto e sim um investimento. E com a evolução constante da tecnologia, os clientes estão cada vez mais exigentes. Podemos até fazer uma analogia com o mundo dos games: antigamente (10 anos atrás), The Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado para o Nintendo 64, era “o game”. Hoje, se você der a uma criança o cartucho (nada de DVD, muito menos Blu-Ray), ela provavelmente vai achar os gráficos “toscos” e ainda vai perguntar porquê, movendo o controle ela não move o personagem.

Alguns atributos são necessários para medir a qualidade de software:

- Precisão: o software deve  atender as necessidades do cliente.

- Confiabilidade: o software deve se comportar sempre de maneira previsível, mesmo quando ocorrem imprevistos.

- Usabilidade: facilidade para usar o software.

- Portabilidade: a facilidade com a qual um software pode ser movido de uma plataforma a outra.

- Eficiência: utilização ideal do recurso.

- Manutenção: facilidade para se modificar o software.

- Flexibilidade: facilidade de se adaptar o software para uso em diversos contextos.

- Segurança: prevenir acesso de usuários não autorizados.

- Interoperabilidade: a capacidade do software em  interagir com sistemas já existentes.

- Desempenho: resultados com diferentes restrições como tempo, precisão e uso da memória.